Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.

Sistema de graduações

Dentro da capoeira existe uma hierarquia, e essa hierarquia é representada através da graduação que cada indivíduo possui dentro do grupo. O nosso sistema de graduações e dividido em quatro etapas: iniciantes, iniciados, intermédios e avançados.


Formação do aluno

O aluno, quando entra para o grupo, não possui nenhuma graduação, treinando assim de seis meses a um ano ate ser baptizado. O baptizado é antes de mais, um evento, que compreende o baptismo de todos os noviços, isto é, um jogo entre o aluno e um mestre (com quem não treina habitualmente) que aplica uma queda, após a qual, o aluno não só recebe a primeira corda, como também passa a ser considerado um capoeira dentro da comunidade capoeiristas. Nessa altura, recebe também a sua alcunha, na capoeira é habitual todos os alunos terem uma alcunha, é uma tradição de longa data.
A partir deste momento a capoeira passará a trocar de corda, e não a ser baptizado. O aluno receberá a sua graduação não só pelo seu desenvolvimento técnico e cultural, mas também pela participação no grupo, pela participação no grupo, pelo carácter do aluno/capoeira, pelos conhecimentos exigidos para cada graduação, entre outros itens, que serão avaliados pelo professor papagaio.

  
Verde - simboliza a esperança e representa o começo da caminhada do capoeirista.

Amarelo - simboliza a cobiça/ouro e representaa ambição do capoeirista em ganhar experiencia e graduações.

Azul - simboliza o equilíbrio, representa a transição de estágio do aluno de iniciante para iniciado.

Vermelho - simboliza o fervor/sangue, representa a graduação de monitor, onde o capoeira começa a ter uma identidade na comunidade capoeirista.

Branco
- simboliza a paz, e representa para saber lidar com todas as situações com mestria.