Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Berimbau

O Berimbau é um instrumento tradicional da Capoeira, serve para marcar o ritmo do jogo, e é ele que comanda a roda de capoeira....

Os três berimbaus
A baqueta é uma vara de madeira com cerca de 30 centímetros de comprimento.
Dobrão
Pedra
Baqueta
Pandeiro
Caxixi
O caxixi é uma pequena cesta de palha, com fundo de cabaça, usada como chocalho. Tem cerca 10 a 15 centímetros de altura e na base 6 centímetros de diamêtro  e dentro do caxixi normalmente tem sementes, pedrinhas ou pequenos búzios.
Para alguns estudiosos, o pandeiro é um dos instrumentos africanos vindos para o Brasil. Mas sua origem pode estar entre os hindus, uma vez que o pandeiro é um dos mais antigos instrumentos musicais da Índia. Trazido pelos portugueses para o Brasil, o pandeiro fazia parte da primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, em 13 de junho de 1549. Depois disso, o negro aproveitou o pandeiro para as suas festas.
Agogô
Instrumento de origem africana composto com dois "cones" metalicos  unidos por um arco, estes “cones” são de tamanhos diferentes, produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos “cones”. O agogô é um instrumento utilizado na Capoeira Angola.
Atabaque
Reco-Reco
O atabaque  tem origem árabe, era usado na poética medieval e era um dos instrumentos preferidos dos reis, era utilizado em festas e nos conjuntos musicais. O atabaque foi muito difundido em África, foi trazido para o Brasil por portugueses. Num primeiro momento, o atabaque era usado em festas religiosas. Por algum tempo, foi abolido das rodas de Capoeira. Para Bimba, era uma forma das pessoas não acharem que a Capoeira tinha elementos do candomblé. É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas “travas” que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.
Instrumentos
Reco-reco antigamente feito com o fruto da cabaceira (mesmo da cabaça do berimbau mas mais compridas), tal como hoje em dia tinha vários cortes na superfície, não muito profundos, nesses cortes e esfregado uma baqueta, vamos ter o som do instrumento. Hoje em dia são feitos de gomos de bambu ou de madeira.